Ainda pouco conhecido, porém de extrema importância, o chamado “Pré-Natal Odontológico” deve ser observado com atenção. Durante a gestação, a limpeza dentária preventiva e o acompanhamento por um profissional especializado, não são apenas seguros, mas são recomendados.
O aumento dos níveis hormonais durante a gravidez faz com que as gengivas possam inchar e acumular alimentos com mais facilidade, podendo causar a irritabilidade da região.
O trabalho odontológico preventivo durante a gravidez é essencial para evitar infecções orais, como a doença da gengiva, que tem sido associada ao nascimento prematuro.
O Compare Baby conversou com a Odontopediatra Bruna Otto, que vai explicar a importância dos cuidados durante a gestação – com a futura mãe – e o acompanhamento durante a infância do bebê.
No que consiste o chamado “Pré-Natal Odontológico”?
A odontopediatra Bruna Otto, afirma: “Ao ouvir “pré-natal odontológico”, você pode acreditar ser uma consulta de rotina no seu dentista durante a gestação, mas é muito mais do que isso”
“São consultas de orientação e procedimentos de assistência à gestante com o olhar voltado ao bebê. Durante a gravidez, a mulher passa por diversas mudanças que podem gerar mais riscos a algumas doenças bucais. Além disso, alterações de saúde durante a gestação podem também interferir a formação e mineralização dos dentes do bebê”, complementa Otto.
Quais os riscos de não fazer um acompanhamento adequado durante a gestação?
“Algumas alterações bucais da gestante podem até aumentar o risco a parto prematuro ou baixo peso ao nascimento. Sabendo disso, podemos dizer que, ao realizar o pré-natal odontológico, você, além de reduzir a chance de aparecimento de doenças bucais no bebê, você também reduz o risco de parto prematuro”, explica Bruna.
Como funciona o acompanhamento do Pré-Natal Odontológico?
Bruna explica que cada dentista cria a sua rotina de pré-natal odontológico. A essência é a mesma – foco na prevenção – e elencou alguns pontos da forma como trabalha:
- O ideal é a gestante ir na consulta a primeira vez, quando estiver planejando tentar engravidar ou assim que descobrir a gravidez;
- É dividido o número de consultas pelos assuntos abordados e tempo de gestação, mas em todas as consultas é realizada uma profilaxia e uma conversa para orientações de diversos temas relacionados;
- É avaliado o risco de cárie do bebê pela saúde bucal e hábitos de higiene e dieta dos pais, apresentando alguns “truques” para ajudar que o bebê não tenha problemas bucais.
Quais assuntos as futuras mães podem esperar ao longo do acompanhamento?
A odontopediatra também possuí formação como Consultora em Amamentação, o que lhe permite abordar alguns assuntos desta área durante as consultas de orientação.
Com relação aos acompanhamentos, Bruna relaciona os assuntos abordados nas consultas:
- Plano de parto e atuação da doula;
- Alterações bucais da gestante e como preveni-las;
- Avaliação do risco de cárie do bebê ;
- Os primeiros mil dias;
- Amamentação (pega e posicionamento, posições diferentes, benefícios e possíveis dificuldades);
- Exterogestaçao e maneiras de acalmar o bebê;
- Golden hour;
- Baby blues;
- Saúde bucal do bebê;
- Primeira consulta odontológica do bebê.
“A saúde do bebê começa dentro da barriga da mamãe!”, finaliza Bruna.
Segue o vídeo com o nosso bate-papo no canal do YouTube do Compare Baby, para divulgar a importância do acompanhamento odontológico durante a gestação e para explicar mais detalhes sobre a profissão da Bruna.
Acompanhe a Odontopediatra Bruna Otto nas Redes Sociais:
👩⚕️ Bruna Rufino Otto – CRORS 22273
Odontopediatra e Consultora em Amamentação
✅ www.instagram.com/dentistabrunaotto
✅ Facebook.com/dentistabrunaotto
☎ 51-993328113
0 Comentários