Qual o melhor extrator de leite materno?

Extrair o leite materno pode ser uma tarefa bastante desafiadora, às vezes dolorosa, porém, como a finalidade é para um bem maior, as mamães fazem o maior esforço para utilizar o extrator de leite, coletando o alimento mais nutritivo para o crescimento do bebê.

Talvez este início de artigo pode ter parecido que extrair o leite materno é algo que vai machucar, porém é longe disso. Tirar o leite é uma das formas de fazer que a produção seja constante e, também, em alguns casos, para não ter perigo do leite empedrar no seio.

Caso seja um processo doloroso, é importante observar se o mamilo não está machucado ou com alguma fissura. Se sim, você, lactante, deverá tratar para que este momento seja o melhor possível.

Bomba tira leite medela eletrica - Qual o melhor extrator de leite materno?
Lactante utilizando o extrator de leite elétrico

Conforme contamos no artigo sobre como armazenar o leite materno, você deve preparar o seio antes de iniciar a extração e deve observar as melhores práticas de como guardar o alimento do seu filho corretamente. Acesse o link e saiba tudo sobre este assunto.

Vamos conhecer as opções disponíveis de extrator de leite materno, ou, como são chamados popularmente, as bombinhas tira-leite?

Extrator de leite manual:

Este é um dos métodos mais tradicionais e, dentro deste grupo, existem alguns modelos que vamos apresentar abaixo:

Tipo pétala – Este é um dos modelos que mais os fabricantes estão aderindo. Consiste em um mecanismo, onde ao encostar o seio no aparelho, com uma mão a mãe segura o extrator e com a outra ela pressiona a pétala / alça para baixo. Conforme a necessidade, uma mão pode massagear o seio e a outra acionar o mecanismo.

Bomba tira leite manual avente pétala - Qual o melhor extrator de leite materno?
Conheça modelos de extrator manual de leite materno, com o formato pétala:

Com pera – Mesmo funcionamento do anterior, porém geralmente os modelos que possuem a pera (acessório de borracha com formato da fruta) possuem um tubo comprido no estilo de uma mangueirinha, que permite, em alguns casos, ficar com o braço em uma posição mais confortável.

Extrator manual tira leite Chicco pera - Qual o melhor extrator de leite materno?
Modelo de bombinha tira-leite manual com pera

A utilização consiste em, com uma mão encostar o aparelho no seio, e com a outra, pressionar a pera, abrindo e fechando a mão. Lembra aqueles aparelhos de verificar a pressão no hospital, que o enfermeiro ou o médico pressionam a pera para aferir a pressão no braço e a braçadeira vai expandindo? O processo é muito parecido, e nos dois existe um botão próximo a pera para liberar o ar e fazer o procedimento novamente.

Básica – Esta é uma das opções mais baratas encontradas no mercado. Existem modelos que basicamente são duas peças: uma que fica em contato com o seio e o outra que armazena o leite.

Bomba manual tira leite simples lillo - Qual o melhor extrator de leite materno?
Modelo de bomba tira-leite manual simples

Existem relatos de mães que utilizaram tranquilamente e funcionou (principalmente as que tem bastante leite) e de mães que não se adaptaram, pois a pressão que estes modelos fazem, geralmente não é tão intensa, se comparada aos outros modelos.

Este modelo consiste em encostar uma das parte no seio com uma mão e, com a outra, puxar a outra peça para fora, repetidas vezes.

Modelos de extrator de leite elétrico.

Você é uma daquelas pessoas que já se cansa só de pensar que vai precisar fazer um procedimento manual repetidas vezes? A bombinha de leite elétrica pode ser a solução.

Geralmente mais caras que as manuais (existem modelos elétricos que passam dos R$ 1.000,00), os modelos automáticos oferecem praticidade as usuárias, além claro, de possibilitar uma pressão maior no seio e uma economia de tempo, pois em geral, o processo acaba sendo mais rápido.

Bomba tira leite elétrica medela - Qual o melhor extrator de leite materno?
Modelo de Extrator de leite materno elétrico

Os modelos automáticos possuem um motor elétrico, que faz todo o processo para as mamães. Em geral, fazem a sucção e soltam, repetidas vezes. Alguns modelos mais simples a sucção é contínua e a usuária pressiona um botão para liberar o ar, assim como na bombinha manual com a pera, enquanto outras fazem todo o processo, simulando uma mamada.

Alguns modelos considerados elétricos digitais, possuem um mecanismo que simula uma criança mamando, criando situações com períodos mais curtos, em momentos mais rápidos, em outros mais longos, tudo para simular uma situação real, a qual acabará gerando um estímulo melhor para a produção do leite e com mais conforto a mãe.

Existem modelos duplos, onde os dois seios serão coletados ao mesmo tempo, diminuindo o tempo utilizado para a coleta do leite.

Bomba tira leite elétrica dupla - Qual o melhor extrator de leite materno?
Extrator elétrico duplo, tira o leito dos dois seios ao mesmo tempo

Lembra que você precisa alternar os seios durante as mamadas? No extrator manual ou elétrico é da mesma forma, você precisa coletar leite dos dois.

Dicas CB: não se esqueça que enquanto você está extraindo o leite de um seio, o outro poderá pingar. Então utilize uma fraldinha, um absorvente de seio caso esteja utilizando um sutiã, ou ainda um potinho ou as conchas de seio para coletar este leite.

Deve-se observar ainda as seguintes informações:

  • Verificar se a abertura (a concha que fica em contato com o seio) não é muito pequena para o tamanho do mamilo;

  • Observar que alguns modelos possuem uma parte de silicone na concha que fica em contato com o seio. Em geral, além de possibilitar mais conforto, elas podem ter a função de massagear enquanto extrai o leite.

  • Faça a esterilização adequadamente, de acordo com o manual do produto. Observe que podem ter partes que não podem ser esterilizadas. Confira o nosso artigo sobre esterilizadores de mamadeiras e saiba tudo!

  • Em geral, não é adequado fazer o aluguel de um extrator de leite que é considerado de uso doméstico e pessoal. Existem partes que, se não forem adequadamente limpas, podem acumular bactérias de outras mães que a utilizaram anteriormente, podendo contaminar o seu leite.

  • Leia atentamente o manual do produto. Se ele não estiver bem montado, com as peças encaixadas corretamente ou se ele estiver com espaços que possam entrar ar, o aparelho não fará a sucção corretamente, pois a pressão sairá pelos espaços que estão entrando / saindo ar.

  • Geralmente, as bombas tira-leite acompanham um anel de vedação. Este simples acessório, geralmente é o que faz o aparelho funcionar. Cuide ao lavar o produto para não perder, pois sem esta peça simples de silicone, o aparelho possivelmente não terá a pressão necessária para simular a mamada.

Existe ainda o procedimento manual, chamada de ordenha. Consiste da mãe utilizar suas mãos para massagear o seio e fazer o processo de retirada do leite, pressionando delicadamente o mamilo. É um momento de conexão da mãe com seu próprio corpo.

Ordenha manual ddo seio - Qual o melhor extrator de leite materno?
Processo manual de ordenha, onde a mãe utiliza as mãos para extrair o leite

É um processo mais demorado, podendo existir algum desperdício de leite, que poderá cair fora do potinho de armazenagem.

Técnicas para ordenha manual do seio - Qual o melhor extrator de leite materno?
Técnicas para ordenha manual do seio

Uma vantagem que pode ser citada é a economia que se fará ao optar em não comprar os acessórios, porém, deve-se levar em consideração o conforto para este momento, além do tempo que será economizado.

E você mamãe, utilizou algum modelo de extrator de leite? Nos conte nos comentários a sua experiência ou as indicações que você recebeu e auxilie as outras mães leitoras do Compare Baby.

Copia de Post Review 1024x1024 - Qual o melhor extrator de leite materno?

Sobre o Autor

Compare Baby
Compare Baby

O Compare Baby é especializado na criação de conteúdo, com foco em produtos e assuntos para bebês e maternidade. Produzimos reviews e comparativos de produtos das principais marcas do segmento, auxiliando os pais, ou futuros pais e mães, no funcionamento e na escolha dos produtos para a rotina do bebê.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.