Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente!

A licença maternidade já está terminando e você deve estar pensando em como fazer para extrair o leite para dar ao bebê e, logo, como fazer para armazenar e descongelar o leite corretamente.

Na realidade, não somente ao retornar da licença maternidade que as mães podem começar a pesquisar sobre o assunto. Em muitos casos, as mães podem ter excesso de leite e será necessário a extração e o seu armazenamento ou até mesmo nos casos, quando o bebê nasce prematuramente, que a mãe coleta o leite para servir ao bebê através de uma mamadeira, até poder ter o contato direto.

Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente Bomba manual - Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente!
Extração de leite com bomba manual – a mãe é responsável por fazer os movimentos no equipamento

Neste artigo, falaremos exclusivamente de como armazenar o leite materno. Caso você tenha dúvidas sobre quais as opções de extratores de leite disponíveis, basta acessar este link que explicamos tudo sobre o que o mercado oferece como alternativas.

Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente:

A extração poderá ocorrer de forma manual (ordenha utilizando a própria mão) ou com a utilização de um aparelho chamado extrator de leite, que possui versões manuais, onde a mãe faz os movimentos, ou a opção elétrica, onde um motor faz todo o movimento, simulando a mamada.

Tenha em mente que este é um momento importante e que você, mãe, deve estar relaxada e confortável.

Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente Extrator elétrico - Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente!
Extração de leite com bomba elétrica – o equipamento faz os movimentos, simulando a mamada

Lembre-se de estar com uma roupa confortável e com um sutiã específico ou não estar utilizando a peça, para facilitar a utilização da bombinha tira-leite.

O ideal é que você faça o procedimento de extrair o leite após o banho, pois assim, o seio estará limpo. Caso não seja possível, até mesmo porque diversas mães fazem mais de uma vez ao longo do dia ou durante o expediente de trabalho, procure limpar o seio e as mãos adequadamente.

Lembre-se sempre de certificar que os potes que irão armazenar o leite estejam corretamente esterilizados. Fizemos um artigo completo falando sobre esterilização de mamadeira, vale a pena conferir. Acesse pelo link abaixo, 

https://comparebaby.com.br/esterilizador-de-mamadeira-voce-sabe-qual-e-o-melhor/

Quais são as opções de potes / frascos para armazenar e descongelar o leite materno?

Pote de armazenar leite em Plástico:

Existem os frascos em plástico, que geralmente são opções encontradas em kits de 2 ou 3 unidades. As marcas variam e devem sempre ser compatível com o extrator de leite que você estiver utilizando.

Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente potes de plástico - Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente!
Potes em plástico – opção interessante, pois em diversas marcas é possível coletar o leite direto no pote

O ideal é que o leite seja coletado direto no frasco que será congelado. Se existir a possibilidade de não precisar transferir o conteúdo de um pote ao outro, menos exposição com o ar/ambiente o leite terá.

Pote de armazenar leite materno em Vidro:

Da mesma forma que existem as opções em plástico, existem as opções em vidro. Geralmente as opções em vidro são mais recomendadas, pois dificilmente elas sofrerão alguma deformação em sua estrutura. O plástico pode ser arranhado com facilidade ou até mesmo derreter se for exposto a uma temperatura muito elevada, diferente da resistência do vidro.

Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente recipientes de vidro - Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente!
Potes em vidro – uma das opções mais difíceis de se encontrar no mercado brasileiro

Ao mesmo tempo que o vidro oferece alguns benefícios, observe que você deverá ter um cuidado maior ao manuseá-lo. Uma mamadeira de vidro ou o frasco de armazenagem, podem quebrar se você deixar cair ou bater acidentalmente ao lavar. Fora isso, é uma excelente opção para conservação dos alimentos.

Saquinhos para armazenar o leite materno:

Estes saquinhos para armazenamento de leite são considerados uma das opções mais higiênicas do mercado, uma vez que o leite cai direto no saco e o mesmo é fechado após a extração e inutilizado após o descongelamento.

Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente saquinho Nuk - Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente!
Saquinhos – opção para armazenar o leite

Você prefere utilizar qual das três alternativas acima para armazenar o leite? Vale a pena sempre observar as marcas e as compatibilidades com as mamadeiras que você utiliza com o bebê. 

Tempo / duração do armazenamento do leite materno congelado

Importante: Após extrair o leite, não se esqueça de etiquetar o recipiente com a data e hora que o mesmo foi coletado. Como existem prazos para utilização do leite, você precisará saber com exatidão a validade dele.

Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente saquinhos com datas - Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente!
Não se esqueça de colocar a data e horário que o leite foi coletado

O leite materno deverá ser consumido em até 2 horas se permanecer em temperatura ambiente ou em até 12 horas sob refrigeração na geladeira. Em ambas as situações, caso o leite não seja consumido, se recomenda o congelamento do mesmo.

Como se trata de um procedimento utilizando um equipamento doméstico, é aconselhado o armazenamento congelado em freezer por até 15 dias. Caso seja um freezer maior, algumas referências citam uma durabilidade de até 2 meses.

Além disso, não preencha todo o frasco com o leite, deixe pelo menos de 1 a 2cm de espaço, pois no congelamento, é natural o líquido expandir e poderia vazar ou inchar o frasco.

Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente antes e depois de congelar - Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente!
Respeite as marcações de capacidade dos potes – os líquido ao serem congelados tendem a expandir o tamanho / volume

Após extraído, se não for para consumo imediato, resfrie e leve ao freezer para manter as propriedade e não ter perigo da proliferação de bactérias.

Como descongelar o leite materno.

Nunca descongele o leite materno em microondas ou em banho maria em uma panela no fogão com água fervente, pois em ambos os casos, o leite acaba perdendo as suas propriedades nutricionais.

O mais adequado é deixar descongelar em temperatura ambiente ou em uma recipiente com água aquecida, deixando-a em uma temperatura próxima a utilizada no banho do bebê.

Lembre de utilizar sempre o frasco / embalagem mais antigo – deixe o seu estoque de leite sempre organizado.

Como descongelar o leite materno banho maria - Como armazenar e descongelar o leite materno corretamente!
Aqueça a água e faça o banho-maria fora do fogo. Não descongele no microondas e não utilize água fervente

Caso a quantidade de leite que for descongelada seja superior ao que o bebê vai consumir, sirva na mamadeira que o bebê terá contato apenas o que ele irá mamar e o restante, armazene por até 12 horas na geladeira.

Caso o leite que sobrou não for consumido, descarte-o pois poderá ter sido contaminado.

Dica CB: Considere armazenar o leite extraído em várias porções pequenas. Desta forma, você só precisará descongelar a quantidade que o bebê irá consumir e não haverá desperdícios. Caso você tenha que descongelar duas porções, por exemplo, pois será a quantidade que o bebê irá consumir, você pode juntar estes leites sem problemas para servir ao bebê.

Importante: sempre solicite informações ao pediatra de seu bebê e as suas recomendações acerca de como armazenar o leite materno.

Como você está fazendo a armazenagem do leite? Conhece alguma técnica ou teve alguma recomendação diferente das informadas acima? Compartilhe com as outras mamães leitoras do Compare Baby!

Sobre o Autor

Compare Baby
Compare Baby

O Compare Baby é especializado na criação de conteúdo, com foco em produtos e assuntos para bebês e maternidade. Produzimos reviews e comparativos de produtos das principais marcas do segmento, auxiliando os pais, ou futuros pais e mães, no funcionamento e na escolha dos produtos para a rotina do bebê.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.