Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?

Para fazer a limpeza adequada dos acessórios do bebê, como mamadeiras e chupetas, você deve observar e analisar quais as melhores opções disponíveis. Uma limpeza adequada, mais a utilização do esterilizador de mamadeira, podem garantir a eliminação das bactérias.

Vamos falar neste artigo sobre os seguintes tópicos:

  • O que é a esterilização e por que fazer?
  • Quais os tipos de esterilizador de mamadeira existentes
  • O que você deve cuidar

O que é a esterilização e por que fazer?

A esterilização é um método comum e utilizado em diversas áreas, como: hospitais, consultórios dentários e estéticas. Possui a atribuição de eliminar as bactérias e micro-organismos presentes nos acessórios que foram expostos em procedimentos e que podem ter ficado em contato com micro-organismos.

Estes procedimentos eliminam toda a vida microbiana que estavam em bisturis utilizados em cirurgias, acessórios que os dentistas utilizam nos procedimentos ou até mesmo em alguns acessórios que estéticas utilizam para cuidar das unhas.

Esterilizar acessorios manicure - Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?
Acessórios utilizados em manicures / estéticas devem ser esterilizados

Com relação às mamadeiras, a importância está na eliminação das bactérias presentes nos alimentos servidos anteriormente e que podem ficar acumulados no frasco. Como não é possível ver estes microorganismos, somente com equipamentos adequados, e eles não são 100% removidos apenas com uma lavagem simples.

Dentista utilizando acessórios que tem que esterilizar - Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?
Dentista utilizando acessórios que devem ser esterilizados

Quais os tipos de esterilizador de mamadeira existentes

Nos hospitais e consultórios são utilizados um aparelho chamado autoclave, que simplificando a sua função, o mesmo consiste em uma espécie de forno, que aquece a água presente no interior em uma temperatura elevada, gerando vapor.

Autoclave é uma forma de esterelizar - Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?
Autoclave é uma forma de esterilizar equipamentos de uso médico / hospitalar

Este vapor quente e úmido, tem o papel de eliminar os micro-organismos presentes nos acessórios possivelmente contaminados.

Esterilizador de Mamadeira para Microondas

Este é o mais comum entre as opções disponíveis no mercado infantil. A maioria das marcas de mamadeiras e acessórios para bebê oferecem uma opção compatível com os seus produtos.

Em geral, o esterilizador de mamadeira para microondas é feito de plástico e consiste de pelo menos 3 partes: 1 fundo (que é como se fosse uma pote), 1 tampa (que se encaixa no fundo), mais uma grelha com divisórias, para separar as mamadeiras e seus acessórios dentro do produto.

Esterilizador de mamadeira microondas avent - Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?
Opção de esterilizador de mamadeira para microondas

A esterilização ocorre em função do vapor que se forma dentro do recipiente, com a mudança do estado físico da água, que é transformada em vapor com o aquecimento dela.

O tempo de procedimento pode mudar por dois fatores: potência do microondas ou especificação da marca.

Existem também os saquinhos esterilizadores, que são embalagens plásticas apropriadas para este fim, onde se coloca uma quantidade de água e o produto, fecha a embalagem e coloca no micro de acordo com as especificações do manual.

Esterilizador de mamadeira portatil saquinho avent - Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?
Esterilizador de mamadeira portátil de microondas – prático para as viagens

Esta é uma opção para viagem e acaba sendo prático pelo pouco volume que ocupa nas bagagens.

Esterilizador de Mamadeira Elétrico:

Encontrado com menos facilidade no mercado, este modelo utiliza a energia elétrica para fazer o mesmo procedimento descrito no de microondas. Ele aquece a água previamente colocado em seu interior, fazendo esta virar vapor para eliminar as bactérias.

Esterilizador de mamadeira elétrico Chicco - Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?
Opção de esterilizador de mamadeira elétrico

É uma opção também para viagem, pois nem sempre o local para onde se, acaba se encontrando com facilidade um microondas para utilização.

Esterilizar mamadeira utilizando Panela:

O método mais antigo é este: utilizar uma panela de cozinha (tem mães que reservam uma panela só para estes procedimentos), aquecendo a água até chegar em ponto de fervura, colocando os acessórios dentro da panela. Apagar o fogo e deixar no interior por pelo menos 15 minutos.

Esterilizar mamadeira na panela com água fervendo - Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?
Método antigo, esterilizar mamadeira no fogão pode danificar as mamadeiras

👉 Indicação de modelo específico para fogão = http://oferta.vc/v2/17162dc6d70

Este procedimento é muito mais barato que os anteriores, uma vez que você não precisará investir na compra de um produto específico, porém, existem dois riscos:

O primeiro é de que, com o contato da mamadeira ou bico com o metal da panela, eles venham a se deformar, estragando os produtos. Plástico e silicone ao encostar no metal pode se deformar com facilidade, então cuide. O segundo ponto é a questão de não ficar o tempo adequado. Se você não aquecer a água corretamente ou tirar a mamadeira antes do tempo, pode ser que não limpe o suficiente.

Em geral, os dois métodos anteriores são mais fáceis e práticos, porém, é melhor fazer na panela do que não fazer nenhum tipo.

Esterilização a frio / líquida

Ainda não é tão presente no mercado nacional, quando o assunto é bebês. Na Europa, é vendido algumas fórmulas / líquidos para esterilização a frio de marcas renomadas. O método é praticamente os mesmos utilizados na limpeza de verduras e frutas, e consiste em diluir uma solução em uma quantidade de água e deixar a mamadeira submersa por determinado período, conforme as especificações.

Esterilizador de mamadeira a frio líquido Chicco - Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?
Método de esterilização de mamadeiras a frio – líquido deve ser diluído em água

Não precisa aquecer, não vai no micro, mas é uma solução química que entrará em contato com a mamadeira. O que você acha?

O que você deve cuidar ao utilizar os equipamentos para esterilizar mamadeira

Lembra que eu comentei que eu trabalhei em loja por alguns anos? Então, neste período ocorreram inúmeros casos de clientes que voltaram com um esterilizador de mamadeira estragado por mau uso:

A regra número 1 de todo produto, principalmente o infantil é: Leia o manual de instruções. Se alguém teve o trabalho de escrever, é porque em geral, tem instruções de uso e advertências do que não fazer.

  • Não colocar água dentro do esterilizador e colocar ele dentro da microondas para funcionar = derrete tudo! Sim, imagina você colocar um recipiente de plástico, com mais alguns acessórios de plástico dentro e ligar o micro em potência alta por 7 minutos em média? O prejuízo será enorme!
  • Colocar acessórios de borracha para esterilizar = derrete também! Isso mesmo, sabe aquelas peras das bombas de extrair leite? Aquilo pode ser só lavado, pois não entra em contato com o leite. Tiveram alguns casos de mães que resolveram esterilizar a pera e ela derreteu todinha. Em geral, apenas os acessórios de silicone podem ser esterilizados a uma temperatura tão elevada.
  • Comprar um esterilizador mais barato, que não é compatível com as mamadeiras. Isso mesmo, verifique se o tamanho da mamadeira é compatível com o esterilizador. Alguns modelos de mamadeira são mais altas e a tampa do esterilizador acaba não fechando, logo todo o vapor vai sair de dentro do aparelho.
  • Se queimar. Cuidado, de verdade! Deixe o esterilizador parado por alguns minutos antes de manuseá-lo. A temperatura é muito alta logo que termina o procedimento e o vapor poderá te queimar.
  • Utilize uma pinça para manusear os acessórios pós esterilização. Do que adianta você fazer uma esterilização e ir pegar a mamadeira com a mão suja/contaminada?
Esterilizador de mamadeira utilize pinça para tirar - Esterilizador de mamadeira: você sabe qual é o melhor?
Evite se queimar – utilize uma pinça para retirar a mamadeira do esterilizador. Ela é vendida avulsa ou em kits

  • Coloque as mamadeiras viradas com a abertura para baixo. Desta forma o vapor entrará com mais facilidade e o processo será melhor realizado.
  • Utilize o próprio esterilizador como escorredor. Após finalizar o procedimento, em geral, você pode deixar o pote fechado para garantir a esterilização por um período maior, até a próxima utilização.
  • E um dos pontos principais: o esterilizador de mamadeiras não é uma máquina de lavar louça. A mamadeira deve ser limpa adequadamente antes de ser esterilizada.

Em um próximo artigo vamos falar dos esterilizadores de chupeta: os de microondas (existem aparelhos específicos para esse fim, mas você pode utilizar o de mamadeira para o mesmo fim) e também dos lencinhos umedecidos para esterilizar.

Dica Compare Baby: O radar deve ficar ligado para você fazer a escolha mais adequada do esterilizador para o enxoval do seu pequeno. E não deixe de perguntar a opinião de seu pediatra.

E você, utiliza algum método para esterilizar as mamadeiras do seu bebê? Como funcionou os procedimentos? Qual a marca que você preferiu comprar? Compartilhe nos comentários e ajude as outras mamães!

Sobre o Autor

Compare Baby
Compare Baby

O Compare Baby é especializado na criação de conteúdo, com foco em produtos e assuntos para bebês e maternidade. Produzimos reviews e comparativos de produtos das principais marcas do segmento, auxiliando os pais, ou futuros pais e mães, no funcionamento e na escolha dos produtos para a rotina do bebê.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.