8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez

Chegou aquela fase que começou a dar enjoos durante a gestação? Já te antecipamos que não existe um método que acabe com eles, mas existem dicas (algumas que as nossas avós nos dariam, certamente!) para reduzir e te trazer uma melhora considerável até esta fase passar.

 

Durante a gravidez, é bastante comum ocorrerem os enjoos pelos mais variados motivos. Inúmeros estudos científicos são realizados para entender a causa do enjoo na fase inicial da gravidez e muitos podem ser explicado pelos seguintes motivos:

 

  • Alteração nos níveis dos hormônios;

 

  • Sensibilidade maior do olfato – pode ocorrer uma potencialização nos odores;

 

  • Variações emocionais – as gestantes tendem a ficar mais emotivas pelo momento que estão vivendo, seja pelas mudanças no corpo, como pela vida que está sendo gerada e estes sentimentos podem dar uma tensão maior, ocasionando náuseas;

 

  • Alimentação;

 

8 dicas para reduzir o enjoo na gravidez

Agrupamos abaixo, dicas simples e naturais para a redução dos enjoos. Nada de promessas milagrosas e coisas estranhas, ok?! 🙂

 

Dê preferência por alimentos em temperatura ambiente:

Consumir alimentos mais frios ou temperatura natural, pode ser uma alternativa para reduzir o enjoo. Isso ocorre pois, quanto menos aquecidas, menos os alimentos exalam cheiros. Além disso, comidas e bebidas frias possuem maior probabilidade de pararem no estômago.

 

Lembre de fazer refeições frequentes:

Ao optar por fazer mais refeições ao longo do dia e em menores quantidades, seu estômago sempre estará cheio o que auxiliará na diminuição da sensação de náusea. Se o estômago estiver vazio, sensação de enjoo pode piorar.

 

Reduzir Enjoo Gravidez Faca refeicoes em intervalor curtos - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Cuide o intervalo entre as refeições. Procure fazer com mais frequência

 

Cuide os condimentos e tipos de alimentos ingeridos:

Como Diminuir Enjoo reduzir ingestao de alimentos picantes ou muito temperados - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Evite comer alimentos apimentados ou muito condimentado

 

Coma alimentos com menos condimentos e com menos temperos fortes, pois eles te fazer ter a sensação de enjoo. Opte por opções mais ricas em proteínas, isto é, fique longe de comidas muito fortes, ácidas ou gordurosas, porque elas, assim como as opções muito condimentadas, podem irritar o seu estômago.

 

Diminuir Enjoo na Gestacao evitar comida gordurosa - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Reduza a ingestão de alimentos muito gordurosos

 

Fique longe dos cheiros que te fazem sentir náuseas:

Os cheiros que podem te fazer sentir enjoos, podem estar relacionados a alimentos, perfumes, produtos de limpeza, entre outros. Procure se afastar momentaneamente do que pode não estar te fazendo bem. Troque o sabonete, o perfume, faça uma refeição diferente, mas não se prive por algo que pode te fazer ficar indisposta.

 

Diminuir Enjoo Fuja dos cheiros que te fazem mal - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Procure fica longe dos cheiros que possam te enjoar

 

Tenha sempre um lanchinho por perto:

Diminuir Enjoo Coma Barrinhas de Cereal quando comecar - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Sempre tenha opções de lanchinhos rápidos, por exemplo, uma barrinha de cereal

 

Deixe sempre por perto opções de bolachas de água e sal ou barrinhas de cereal. São ótimas opções para te saciar momentaneamente e você pode armazenar com facilidade.

 

Diminuir Enjoo Gravida Tenha Lanchinhos sempre a mao - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Outra opção é ter biscoitos a mão, para o caso de começar a sentir enjoos

 

Use gengibre:

Geralmente o consumo de gengibre acalma o estômago. Pode ser consumido em um chá, fatiando ou ralando para fazer uma infusão. Aquelas balinhas de gengibre também são uma opção. Mesmo sendo uma opção natural, use de forma maneirada – lembre, tudo em excesso pode enjoar até quem não está grávida.

 

Diminuir Enjoo na Gravidez Cha de Gengibre - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Chá de Gengibre é uma das dicas naturais que podem reduzir o Enjoo

 

Limão:

Diminuir Enjoo Cheirar limao cortado - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Dizem que cheirar limão cortado pode reduzir os enjoos. Será que funciona?

 

Essa é dica das vovós! Cortar um limão e cheirá-lo, pode ajudar a redução das náuseas. Caso você prefira, pode também optar por tomar um chá gelado com limão ou cortar rodelas de limão e colocar em um copo de água com gás.

 

Diminuir Enjoo Agua com Limao - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Experimente tomar água com gás com rodelas de limão

 

Pulseira Anti-Enjoo:

Aqui é uma versão mais “moderna” quando o assunto é náuseas e enjoos. Criada há mais de 40 anos, a Sea-Band utiliza uma técnica de acupuntura ao apertar o ponto Nei-Kuan (localizado três dedos abaixo da dobra do punho). Com isso, o alívio das náuseas, de acordo com o produto, ocorreria de forma natural, sem a necessidade de uso de medicamentos.

O produto é vendido em um kit com duas peças e o ideal é que as pulseiras sejam usadas simultaneamente. Elas podem ser utilizadas todos os dias, continuamente ou não. Da mesma forma como as dicas anteriores, é algo natural e pode ser utilizado também por crianças durante as viagens.

Pulseira Anti Enjoo SeaBand Seu Bebe Precisa 1 - 8 dicas para diminuir o enjoo na gravidez
Conheça a Pulseira Anti-Enjoo – Clique na foto e conheça mais detalhes desta opção.

 

Vale ressaltar que se as náuseas, enjoos e vômitos tiverem muita recorrência, não deixe de buscar as orientações médicas necessárias.

 

E para você, como foi a fase dos enjoos? Você teve muito, pouco ou nada? Queremos saber quais foram as dicas que vocês receberam e aquelas que deram certo mas não citamos acima! Contamos com a tua ajuda para auxiliar muitas outras mães, que também estão passando por isso.

 

Sobre o Autor

Compare Baby
Compare Baby

O Compare Baby é especializado na criação de conteúdo, com foco em produtos e assuntos para bebês e maternidade. Produzimos reviews e comparativos de produtos das principais marcas do segmento, auxiliando os pais, ou futuros pais e mães, no funcionamento e na escolha dos produtos para a rotina do bebê.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Olá, meu nome é Mayara estou de 10 semanas e estou tendo enjôos diariamente, chegam a me atrapalhar na minhas atividades doméstica não tenho disposição para nada a médica me disse q isto é normal até a 16 semana. Umas das coisas que me alivia os enjôos é tomar sorvete e beber água com gás e água geladinha. Acho que o jeito mesmo é esperar. Bom DIA

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.