Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar

Cuidar da alimentação dos pequenos é um desafio diário, mesmo estando em casa. Agora, imagina, como é difícil focar em uma alimentação saudável na fase da escola.

 

Isso mesmo, com a correria diária em função dos compromissos com o trabalho e até mesmo as tarefas de casa, cuidar da alimentação dos pequenos pode ser um desafio enorme e você tem que prestar bastante atenção.

 

Na fase escolar, com a criança começando a ser mais independente, precisamos ficar mais atentos à alimentação e aos lanchinhos dos pequenos – as famosas merendas.

 

Quando a criança é pequena ainda é um pouco mais fácil de controlar, pois as refeições geralmente são assistidas e acompanhadas pelos professores ou, até mesmo, fornecidas pela própria escola.

 

Dicas para uma Alimentacao Saudavel na Fase Escolar lanches - Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar
O desafio diário para uma alimentação saudável na escola e do consumo de pelo menos uma fruta nos lanches

Conforme a criança vai ficando maior e vai progredindo na escola, começa a inserção dos recreios e intervalos. E são nestes momentos que a criança passa a ter acesso a cantina da escola e a ser impactada com muitas delícias (que nós adoramos), mas que ainda não são adequadas para os pequenos.

 

Vale lembrar que em muitas escolas, já não são mais comercializados refrigerantes e existe o foco nos alimentos mais naturais. Mesmo assim, sabemos que ainda não é a realidade da maioria dos colégios pelo país quando o tema é alimentação saudável.

 

Lembre-se que, anualmente, temos em média 200 dias letivos de aulas. Imagina a quantidade de dias que seu filho pode estar exposto a uma alimentação que talvez não façam bem ao seu crescimento.

 

O que devemos você deve priorizar na alimentação dos pequenos para os lanchinhos?

Trabalhar com a exceção é algo importante nesta fase. Quem não gosta de uma guloseima, não é mesmo? Faz parte oferecer para as crianças alguma “recompensa” em determinados momentos de um salgadinho ou doce, porém sempre com moderação.

 

Como a rotina é seguir com a alimentação saudável, esse é principal ponto que você, mamãe, deve observar nos lanches, além claro, da questão da disciplina com horários para as refeições.

 

montando uma lancheira saudavel - Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar
Sugestão de uma Lancheira Saudável e mista, mesclando frutas e um doce/salgado

 

Opte por alimentos menos industrializados, tente mesclar algo saboroso com algum alimento natural, como uma fruta da estação, por exemplo.

 

O que oferecer em uma merenda saudável

Vale lembrar que em uma alimentação saudável na fase infantil, sempre, se deve prestar atenção aos nutrientes. Conforme diversos profissionais da nutrição recomendam, os lanches devem ser essencialmente formados por alimentos in natura, como frutas, cereais, sucos naturais (nada de corantes ou em pó), ou os minimamente processados, como carnes já cortadas e leite pasteurizado.

 

Dicas para uma Alimentacao Saudavel na Fase Escolar suco natural - Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar
Prefira os sucos naturais aos em pó e concentrados. Dá mais trabalho para preparar, porém é muito mais saudável

 

Tenha em mente que a alimentação deve ser variada e equilibrada. Uma refeição diária adequada é aquela que tem um pouco de cada grupo alimentar. Considere intercalar ao longo do dia os cereais, raízes, massas e pães, responsáveis e eficientes como fonte de energia.

 

O que evitar nos lanches em busca de uma alimentação saudável

Os alimentos que possuem as chamadas calorias vazias, ou seja, aquelas que acabam não agregando um valor nutricional, devem estar presentes na alimentação da criança no máximo em duas porções por semana e devem ter, no máximo, 110 calorias.

 

Dicas para uma Alimentacao Saudavel na Fase Escolar guloseimas - Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar
Quem não gosta de uma guloseima, não é mesmo? Abuse com toda moderação

 

Observe também os níveis de consumo de açúcar, sódio e gordura em cada refeição. O consumo excessivo de alimentos que contenham níveis muito elevados destes, acabam não sendo saudáveis para a criança a longo prazo.

 

Dicas para uma Alimentacao Saudavel na Fase Escolar salgadinhos - Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar
Salgadinhos industrializados – cuide com o excesso de sódio e calorias por porção

 

Alimentação Saudável das crianças x Saúde

Ao observar a alimentação das crianças em casa e na escola, os responsáveis pelos pequenos garantem uma saúde bem protegida. Em contrapartida, e ligada a questão da alimentação, a obesidade infantil é algo que está em crescimento no Brasil e deve ser observado com atenção.

 

Juntamente com a facilidade em tomar um refrigerante, comer uma bolachinha recheada e comer salgadinhos fritos ou dos tipo snack, a criança pode estar mais facilmente propícia a sofrer de obesidade e de doenças relacionadas, como hipertensão, diabetes, entre outras.

 

Dicas para uma Alimentacao Saudavel na Fase Escolar Frutas - Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar
Café balanceado, com frutas e suco, além do colorido para chamar a atenção

 

Além disso, vale comentar que ainda, mesmo nos dias de hoje, existe a questão comportamental envolvida. Com a obesidade, pode existir o bullying, onde a criança pode se tornar alvo de certas discriminações, diminuindo a sua autoestima, podendo gerar depressão e a uma vida social reprimida.

 

O cuidado com a alimentação saudável está diretamente ligada a todo desenvolvimento e crescimento das crianças, seja de sua saúde física, como de sua saúde psicológica e social.

 

Como fazer a criança ter interesse nos lanchinhos da escola todos os dias?

Trabalhe com as cores na montagem do lanche e desperte a atenção dos pequenos.

 

Dicas para uma Alimentacao Saudavel na Fase Escolar prato colorido - Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar
Como despertar o interesse do seu filho com as frutas? Trabalhe com o colorido dos alimentos!

 

O desafio maior é ter criatividade para a criança ficar interessada nas merendas todos os dias! Se para nós, adultos, comer algo repetido todos os dias acaba nos enjoando fácil, para os pequenos não é diferente.

 

Pensando nisso, trouxemos uma sugestão de curso para você, mamãe ou cuidadora, terem alternativas diárias, saborosas e nutritivas para os lanches ou merendas das crianças. São receitas práticas para a criança ter vontade todos os dias de devorar os lanchinhos que eles levam para a hora do recreio.

 

Dicas para uma Alimentacao Saudavel na Fase Escolar lancheiras - Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar
Curso com sugestões e dicas de como montar uma Lancheira Saudável para seu filho

 

Quer que seu filho seja um adulto saudável? Comece hoje a cuidar da alimentação dele em todos os momentos do dia! Além, claro, de consultar o seu pediatra ou nutricionista infantil para fornecer as melhores dicas para esta fase tão importante.

 

Dicas para uma Alimentacao Saudavel na Fase Escolar salada - Dicas para uma Alimentação Saudável na Fase Escolar
Estimule os pequenos desde cedo a introduzirem saladas e vegetais variados na alimentação diária

 

E como é a rotina de vocês para a escolha da merenda que o seu filho leva para a escola? Quais as receitas e combinações que eles mais gostam? Compartilhe aqui nos comentários com as outras mães e dê sugestões do que elas podem dar aos pequenos também!

 

Sobre o Autor

Compare Baby
Compare Baby

O Compare Baby é especializado na criação de conteúdo, com foco em produtos e assuntos para bebês e maternidade. Produzimos reviews e comparativos de produtos das principais marcas do segmento, auxiliando os pais, ou futuros pais e mães, no funcionamento e na escolha dos produtos para a rotina do bebê.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.